2 de agosto de 2013

Jus Navigandi - Boletim diário - 02/08/2013

Caso não consiga visualizar este e-mail, acesse este link.

Jus Navigandi

Boletim Diário

Jus Navigandi - http://jus.com.br

Sexta-feira, 02 de agosto de 2013

Siga o Jus Navigandi

  • Taxa de condomínio: fração ideal ou princípio do proveito efetivo, qual o melhor critério?

    Juliana Guedes da Silva

    O STJ decidiu que o valor da taxa condominial não deve ter como parâmetro a fração ideal, mas o uso e o gozo efetivo dos benefícios ofertados com a despesa do condomínio por cada unidade condominial, a fim de se evitar o enriquecimento ilícito dos proprietários de unidades menores, que utilizem, do mesmo modo, os serviços das áreas comuns.

  • O problema dos crimes praticados por multidões

    Rogério Tadeu Romano

    Em crime praticado por multidão, todos respondem, mesmo diante de autoria incerta, pelo resultado, ainda que não se possa sequer saber quem praticou a ação prevista no núcleo do tipo penal, pois todos assumiram o risco do resultado ilícito.

  • Conflitos heterogêneos entre ISS e ICMS

    Henrique Kazuo Uemura

    Os conflitos entre ISSQN e ICMS se dão principalmente no que tange à tributação das operações mistas e aos serviços de comunicação, criando dúvidas a despeito de qual tributo se originará do fato. Analisa-se a função da lei complementar na fixação de normas gerais tributárias.

  • Do termo inicial de contagem do prazo prescricional para o ajuizamento de ação monitória fundada em cheque prescrito

    João Otávio Terceiro Neto Bernardo de Albuquerque

    É de se esperar que o STJ, futuramente, reveja seu posicionamento, fixando, como termo inicial da contagem do prazo prescricional para o ajuizamento da ação monitória, a data da perda da exequibilidade do cheque.

  • Da aplicação da Lei Municipal 9.505/08 de Belo Horizonte de forma desmedida e arbitrária

    Thiago Urias Rodrigues Cota

    A lei de Belo Horizonte que trata das infrações ligadas à produção de ruídos tem sido aplicada unicamente com o objetivo de punir os estabelecimentos comerciais, sem qualquer política de prevenção. Além disso, as autuações têm sido efetivadas sem observância dos critérios legais, sujeitas, portanto, a anulação.

  • Fundamentação do Estado em Rousseau e Locke

    Ricardo do Nascimento Costa

    Enquanto Rousseau defende o corpo político de forma irrestrita a fim de garantir a liberdade pública, garantindo e obrigando todos os componentes ao gozo pleno e irrenunciável da liberdade, Locke tem uma visão mais voltada para o indivíduo e seus direitos pré-cívicos.

  • Planos de saúde: guia prático de defesa dos direitos do consumidor

    Maria Izabel Penteado

    São respondidas as dúvidas mais comuns quanto a despesas médicas e planos de saúde, aumento do valor da mensalidade, justificação para negativa de cobertura, home care e medicamentos.

  • User_mini

    A Defensoria Pública no âmbito dos Juizados Especiais

    Diane Jéssica Morais Amorim

    É mais razoável e compatível com o ideal de justiça estender à atuação da Defensoria Pública nos Juizados Especiais a prerrogativa do prazo em dobro.



  Acesse www.fiscosoft.com.br e aproveite o melhor site de informações fiscais e legais da Internet Brasileira.Veja o que publicamos sobre : Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) - Roteiro de Procedimentos.

Jus NavigandiJus Navigandi | Alterar boletins | Cancelar boletins | Fale conosco

Não responda diretamente a este e-mail. Esta mensagem foi enviada de um endereço que apenas envia boletins.

Dúvidas sobre os boletins? Obtenha ajuda aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário